domingo, 1 de novembro de 2009

ECO-92 -17 ANOS -quais os resultados ????



Há 17 anos, a forma como o mundo via o meio-ambiente mudou. A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ECO-92, realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro reuniu representantes de quase todos os países para buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas do planeta.
Ali foi consagrado o conceito de desenvolvimento sustentável e deu-se início a um processo de conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Foram elaborados documentos oficiais como a Carta da Terra; as convenções da Biodiversidade, da Desertificação e das Mudanças climáticas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente), entre outros.
Uma das coisas que mais ficaram para a opinião pública, porém, foi o discurso de Severn Cullis-Suzuki, uma garota canadense de apenas 12 anos que discursou, de forma incisiva e apaixonada, palavras que em sua maioria continuam bastante atuais. (Por Diana Pádua )


Continuamos a cometer os mesmos erros???



Nenhum comentário:

Postar um comentário