quarta-feira, 25 de abril de 2012

Camara aprova o desmatamento ao aprovar o Novo Código Florestal: é a motoserra em ação. agora quero quais serão as desculpas dos ruralistas.



Publicado em 25/04/2012, 18:45

Última atualização às 19:56

Governo perde de novo para ruralistas no Código Florestal
Bancada do agronegócio repetiu a votação de 2010 e impôs nova derrota ao governo federal (Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
São Paulo – O plenário da Câmara aprovou hoje (25) o parecer do deputado Paulo Piau (PDMB-MG) pela criação do novo Código Florestal brasileiro. Por 274 votos a favor e 184 contra, com duas abstenções, a bancada de representantes do agronegócio impôs nova derrota ao governo, repetindo o episódio de 2011. 
Parecia uma repetição. Como naquela ocasião, tudo o que era contrário aos interesses do agronegócio era derrubado com base na argumentação da produção e da necessidade de proteger os pequenos proprietários. A exemplo do ano passado, os ruralistas desqualificavam os pedidos de rejeição do texto afirmando que são feitos por pessoas que desconhecem a realidade e as necessidades do campo. Deixando de lado a tradicional divisão entre oposição e situação, a bancada do setor mostrou o porquê de ser uma das mais fortes do Legislativo. O PMDB, segundo maior partido da base aliada, colocou-se contra o Planalto e apoiou o parecer de Piau. 
Novamente, é possível que os dias que se seguem à votação sejam de intenso debate sobre a fidelidade da base ao Planalto. "Perder nunca é bom. O governo perdeu e com a participação de uma parte da base", disse o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP).
A presidenta Dilma Rousseff queria que fosse votado o texto da maneira como chegou do Senado, construído em torno de acordo entre o Executivo e os ruralistas. Mas a bancada do setor conseguiu garantir a rejeição desta possibilidade e obteve em seguida a aprovação do relatório de Paulo Piau (PMDB-MG), que teve 21 alterações em relação àquele que foi apreciado pelos senadores.
Piau chegou a excluir do substitutivo ao Projeto de Lei 1876, de 1999, a possibilidade de recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens de rios. O deputado defendia a apresentação de projeto de lei ou medida provisória em separado para tratar do tema, dando aos estados a prerrogativa do estabelecimento dos planos de regularização. Mas o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), acolheu a argumentação de que o regimento não permite a supressão de artigo que foi aprovado na outra Casa do Legislativo. 
Os parlamentares contrários ao projeto já passaram a se apoiar na possibilidade de que Dilma decida vetar parte ou a íntegra do texto. Nas últimas semanas, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, manifestou que o governo não aceitaria qualquer possibilidade de anistiar desmatadores, como previsto no substitutivo. "Presidente Dilma, não se acovarde, vete os dispositivos que atentem contra o meio ambiente e contra o enfraquecimento das APPs", disse Ivan Valente (PSOL-SP).
Os deputados analisam agora os destaques apresentados ao texto principal.


Agora não adianta reclamar depois que as tragédias começarem a acontecer, há 3 anos venho dedicando-me quase que isoladamente na luta contra as alterações do código florestal, alguns imbecis e idiotas chegaram a me acusa de Eco isso, Eco aquilo, Ecochato, fui atacado por defensores dos ruralistas, por diversas vezes disse prefiro defender as florestas,biomas e animais por que sei que são criaturas divinas que em momento algum iriam me apunhalar pelas costas como fazem os seres humanos com falsidades e assassinatos.  
Nesse período li,reli, estudei artigos de estudiosos do meio ambiente nas mais diversas ciências, economistas renomados que como eu defendem o desenvolvimento sustentável, sem agressões ao meio ambiente e biomas e equilíbrio da produção, desenvolvimento das cidades, do campo e uso de técnicas  renováveis, técnicas múltiplas de produção de alimentos, técnicas mistas de plantio e pasto, algumas delas disponíveis na embrapa, ministério da agricultura com custo muito menor que as queimadas provocadas pelos agricultores mau caráter que foram isentos de multas aplicadas pelo IBAMA nos últimos anos.
Sai em passeatas, ajudei a divulgar protestos manifestações enviei mensagens aos dePUTAdos federais, Senadores, Presidência da Republica, solicitei ajuda de amigos no facebook residentes aqui e no exterior, usei esse canal para denunciar os politicos que tiveram suas campanhas financiadas por empresas e agricultores desmatadores, políticos com dívidas e multados pelo Governo que foram isentos do pagamento de multas, se resta ainda alguma esperança é que aquela Sra. que ocupa a cadeira de Presidente  "vetar essa colcha de retalhos" aprovada pela câmara, que propiciará o desmatamento no pais, mas como o Compromisso de campanha desta Sra e de seu ParTido é com o desmatamento no país,madereiras, maus agricultores, empreiteras(Belo Monte) e plantadores de soja (os chineses estão adorando por que irão comprar soja a preço de banana, depois mandarão enfiarmos a soja.. todos já sabem aonde, não!!).
Quando as DESGRAÇAS ocorrerem por ações dos fenômenos da natureza,  consequência da irresponsabilidade de todos aqueles que aprovaram o código florestal e de todo o povo que foi omisso e deixou aprovarem essa aberração denominada "NOVO CÓDIGO FLORESTAL" e o desmatamento que está por vir, não adianta reclamar e clamar por DEUS, por que não foram eles que causaram isso e sim o próprio ser humano brasileiro que cavou a própria cova.
Lamentavelmente é isso que tenho que dizer, este blog voltará para seu foco original na tentativa de educar as pessoas a conviver e respeitar o meio ambiente. Agradeço aqueles que nestes anos vem nos seguindo, comentando, compartilhando indicando para técnicos, professores e alunos, muito obrigado. infelizmente estou desolado, mas a luta continua, afinal um guerreiro não desiste diante de uma batalha perdida. Marcos Hermano Ribeiro (Marcos Maher)

Um comentário:

  1. Eu também estou desolada... foi prometido uma coisa e outra está sendo feita.
    Sigamos!

    ResponderExcluir