quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Desflorestamento atinge 14,5% da Amazônia legal, aponta IBGE


Da Redação
Em São Paulo


O desflorestamento na Amazônia apresentou redução nos últimos cinco anos, mas já atinge 14,5% da área original de floresta, de 4 milhões de km2. O dado é preocupante, segundo análise dos Indicadores de desenvolvimento sustentável (IDS) - Brasil 2010, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta quarta-feira (1º).

As áreas desflorestadas foram obtidas a partir da análise comparativa de imagens de satélite produzidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Vale destacar que a metodologia detecta somente as áreas que foram completamente desflorestadas, ou seja, não inclui aquelas submetidas à extração seletiva de madeira.

Após um período de crescimento quase contínuo da taxa de desflorestamento entre 1997 e 2004, quando atingiu um pico de 27.423 km2, o valor tem se reduzido nos últimos cinco anos. Estimativas preliminares para o ano de 2009 indicam uma área desflorestada total de menos de 1/3 da área observada para o ano de 2004, com cerca de 7.000 km2.

Embora a tendência de queda seja observada para todos os Estados da Amazônia Legal (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso), é mais acentuada em alguns deles.

Já os Estados que fazem parte do chamado Arco do Desflorestamento e das Queimadas, são os que apresentam, historicamente, as maiores taxas de desflorestamento bruto anual. As estimativas para 2009 indicam que o desmate foi maior no Pará (3.687 km2), no Mato Grosso (1.047 km2) e no Maranhão (980 km2).

Além dos danos à biodiversidade, aos solos e aos recursos hídricos, o desflorestamento também contribui para o efeito estufa, especialmente quando associado a queimadas. A destruição de florestas e de outras formas de vegetação nativa é responsável por mais de 75% das emissões líquidas de CO2 para a atmosfera
do Brasil, colocando o país entre os dez maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa.



Gráfico feito a partir de dados Programa de Estimativa do Desflorestamento na Amazônia (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



Fonte: Noticias/UOL
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/01/desflorestamento-atinge-145-da-amazonia-legal-aponta-ibge.jhtm


Bookmark and Share