terça-feira, 26 de outubro de 2010

Concurso da WWF oferece viagem para a Amazônia -“Por que você precisa da natureza para viver?”

Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
- Planeta Sustentável

O que você precisa para viver?
Participe do concurso e ajude a criar um mundo melhor para você e seus descendentes, o meio ambiente agradece, sabe quantas vidas estará ajudando? já pensou nisso?


O que você precisa para viver? Essa foi a pergunta que a ONG WWF fez à sociedade, sem revelar sua identidade, durante todo o mês de setembro. A intenção era que as pessoas parassem um pouco para refletir sobre as reais prioridades da vida. (Para saber mais, leia a reportagem Ação nacional quer saber “o que você precisa pra viver”)

Muitas pessoas responderam à pergunta da campanha – pela internet ou mesmo em depoimentos colhidos pelas ruas do Brasil –, contando o que consideram necessário para viver. Amor, amigos, sol, saúde e família foram as principais respostas dadas pelos participantes, mas ninguém chegou nem perto da “resposta certa” da campanha.

Nesta terça-feira, dia 5 de outubro, a WWF revelou que estava por trás da campanha e, finalmente, divulgou a resposta certa da pergunta: “Para viver você precisa que a natureza também viva”. A ação faz parte da iniciativa “Cuidar da natureza é cuidar da vida”, que pretende alertar as pessoas sobre as graves consequências que a falta de cuidados com a biodiversidade pode trazer para a vida humana.

Para isso, a ONG citou alguns benefícios da fauna e flora para o homem. Entre eles:
– garantia de equilíbrio climático;
– prevenção e recuperação de áreas sujeitas a desastres naturais;
– fabricação de remédios, fibras e combustíveis;
– fornecimento de alimentos como peixes, frutas e verduras e
– geração de renda, a partir de serviços ecológicos.

A WWF pretende mobilizar não só a sociedade civil, mas também o governo. Por isso, a ONG ainda divulgou, hoje, uma lista que sugere 10 áreas – nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Altântica e Pantanal – que julga prioritárias para a criação de unidades de conservação. A ideia é auxiliar o governo a alcançar o desmatamento zero no Brasil, até 2015, e as metas estabelecidas na CDB – Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, em 2004.


Depois de revelar aos brasileiros que precisamos cuidar mais da natureza para viver bem (para saber mais, leia O que você precisa pra viver? A WWF Brasil diz), a campanha “Cuidar da natureza é cuidar da vida”, da ONG WWF-Brasil, lança um novo desafio ao público.

Foram abertas hoje, 25 de outubro, as inscrições para o concurso “Por que você precisa da natureza para viver?”, que convida os brasileiros a responder, de forma original, à pergunta que dá nome à iniciativa. O autor da frase mais criativa e que esteja de acordo com as ideias da campanha “Cuidar da natureza é cuidar da vida” será o grande vencedor.

O campeão ganhará uma viagem de seis dias para o bioma Amazônia, onde estão localizadas duas das 10 áreas consideradas, pela WWF, prioritárias para a criação de UCs – Unidades de Conservação no Brasil. (Para saber mais, leia WWF lista áreas prioritárias para criação de novas UCs)

Os interessados em participar devem postar suas respostas no site da campanha “Cuidar da natureza é cuidar da vida” até o dia 30 de novembro.

Concurso “Por que você precisa da natureza para viver?” 
http://cuidardanatureza.wwf.org.br/#/concursoInscrições até o dia 30 de novembro





fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/wwf-o-que-voce-precisa-pra-viver-cuidar-natureza-cuidar-vida-biodiversidade-602227.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário