quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Estudo revela potencial econômico nas florestas do PA

A exploração sustentável de madeira e a coleta de castanha-do-pará nas florestas estaduais da Calha Norte, no Pará, podem gerar R$ 4,4 bilhões e mais de 8 mil empregos diretos e indiretos na região, a partir de 2013, segundo relatório publicado pelo Imazon



Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 19/08/2010


 Nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, o Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia divulgou os resultados do relatório “Potencial Econômico nas Florestas Estaduais da Calha Norte”, que avaliou a região paraense por cerca de cinco meses para calcular seu potencial de geração de receita, emprego e tributos, a partir da realização de atividades de manejo sustentável.

O principal resultado do estudo mostrou que, em cerca de 20 anos, a exploração sustentável de madeira e a coleta de castanha do Pará na região da Calha Norte – que é uma das mais bem conservadas da Amazônia e possui o maior mosaico de áreas protegidas do mundo – pode gerar uma renda de até R$ 4,4 bilhões, que beneficiará sobretudo os municípios de Almeirim, Monte Alegre, Alenquer, Oriximiná e Faro.

Além disso, o relatório mostrou que as atividades de manejo florestal na região podem proporcionar, a partir de 2013, cerca de 8.900 empregos diretos e indiretos. De acordo com um dos pesquisadores do Imazon e autor do estudo, Adalberto Veríssimo, os benefícios dessas atividades econômicas nos campos de geração de renda e empregos pode ser ainda maior, porque o estudo foi feito em um “cenário conservador”.

Isso significa que, apenas, as principais atividades econômicas sustentáveis que podem ser aplicadas na região – ou seja, exploração de madeira e colheita de castanha-do-pará – foram levadas em conta no relatório. Ao considerar outras atividades, como ecoturismo, mineração e coleta de outros produtos não-madeireiros, Veríssimo acredita que os benefícios para a Calha Norte podem ser ainda maiores. Para comprovar essa ‘suspeita’, uma nova etapa do estudo iniciará em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário