quinta-feira, 14 de julho de 2011

Parques na Amazônia serão reduzidos por medida provisória

Três unidades de conservação encolherão para dar lugar a duas usinas hidrelétricas
Três unidades de conservação da Amazônia, entre elas o parque nacional mais antigo da região, terão sua área reduzida ainda neste ano para dar lugar a duas hidrelétricas. Outras cinco áreas protegidas estão na mira do governo federal.
Uma medida provisória a ser editada ainda neste mês determinará a "desafetação" (redução) do Parque Nacional da Amazônia e das florestas nacionais de Itaituba 1 e 2. As unidades serão alagadas pelos reservatórios das usinas de São Luiz e Jatobá, no rio Tapajós, no Pará.
SEM ESTUDOS
Como a Folha adiantou em junho, as unidades serão reduzidas sem a realização de estudo prévio, após um pedido da Eletronorte.
A decisão foi comunicada no último dia 1º aos chefes das áreas protegidas pela presidência do ICMBio (Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade).
Na mesma reunião, foram instruídos a não conversar com a imprensa sobre isso.
Todos eles se opõem à redução das áreas, como mostram documentos do ICMBio obtidos pela Folha. Segundo eles, a redução subverte o sentido das unidades.
O caso mais dramático é o do parque nacional da Amazônia, criado nos anos 1970. A zona a ser alagada é de alta prioridade para a conservação de peixes e aves, e biólogos temem que a implantação da usina de São Luiz provoque extinções locais. Em caráter emergencial, o ICMBio determinou um levantamento da fauna aquática do local em setembro.
A megausina de São Luiz do Tapajós, a principal do complexo, será a quarta maior do país, com 6.133 megawatts -quase a potência somada de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira. Jatobá terá 2.338 megawatts.
Os parques integram o mosaico de unidades de conservação da BR-163, criado pela União em 2005 para conter o DESMATAMENTO e a grilagem de terras na região.
É o maior conjunto de áreas protegidas do país.
A partir do ano que vem, entram em discussão as reduções de outras cinco áreas protegidas e uma terra indígena, para dar lugar a mais três usinas do chamado Complexo Tapajós, o maior projeto hidrelétrico do governo depois de Belo Monte.
Como compensação, o governo estuda criar uma estação ecológica em Maués, no Estado do Amazonas.
Procurado pela Folha, o ICMBio não comentou a proposta até o fechamento desta edição.

Fonte: FOLHA DE S. PAULO - SP

 A RIQUEZA DA AMAZONIA É IMENSA TODOS ESTÃO LOUCOS PRA DESTRUI-LA, DESDE OS GRINGOS COM ONGS FANTASMAS E OUTRAS, COMO OS PRÓPRIOS BRASILEIROS, QUE NÃO ESTÃO PREOCUPADOS EM CUIDAR DA SUA CASA, O PLANETA TERRA, A PREOCUPAÇÃO É APENAS  DINHEIRO E  CONSTRUIR MAIS USINAS... É O FIM DA AMAZONIA!!! É O ASSIM QUE CUIDAM DE UM PAIS OS PETRALHAS , É O DESGOVERNO DILAMA DO MOLUSCO. E VIVA O PAIS DO KISIFODA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário