quinta-feira, 16 de agosto de 2012

"PONTO DE VISTA 2012- BELO MONTE E POVOS INDIGENAS-OPINIÃO.



O Rio Xingu é um rio brasileiro que nasce no estado de Mato Grosso, que segue pelo estado do Pará e deságua próximo à foz do rio Amazonas.O rio tem aproximadamente 1870 km de extensão.

Na região de sua cabeceira abriga o Parque Indígena do Xingu, o primeiro parque indígena do Brasil, sendo a principal fonte de água e alimentos para uma população de cerca de 4.500 índios que vivem no Parque. Const
antemente ameaçado pela expansão da fronteira agrícola, com o consequente desmatamento na região de seus principais formadores, que se encontram todos fora da área do Parque. O rio Xingu é afluente do Amazonas, ficando à margem direita desse poderoso rio.
A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.

As obras da UH de Belo monte estão paralisadas, esta mais do que na hora de deixarem o Rio Xingu seguir o seu percurso natural ate o mar, parem Belo Monte e possíveis futuras hidrelétricas no seu leito para sempre!
Salvem o Rio Xingu!


 a Guerra continua. Fiquemos atentos -))-> Leiam o que o guerreiro PATXON METUKTIRE escreveu:

"PONTO DE VISTA 2012- BELO MONTE E POVOS INDIGENAS-OPINIÃO.
por Patxon Metuktire, Terça, 14 de Agosto de 2012 às 18:58 ·
Desculpe por escrever esse texto que se encontra com erros gramaticais e coerência. Mas não posso deixar de escrever que:
Mais um capitulo de Belo Monte. O TRF1 determinou a paralisação desta obra que é uma obra importante para o governo e classe industrial mineradora e classe empresarial. Ai alguns pensarão que a obra esta parada ou que vai ser paralisada. Isso não é verdade.
Tenho participado de uma audiência publica sobre Belo Monte no senado federal junto com senadores da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Atentamente entendi que esses órgãos como MPF e TRF e os demais órgãos jurídicos não agem para que uma obra não seja concluída, mas sim que sejam cumpridas as condicionantes estabelecidos pelo IBAMA e demais órgãos públicos que também fiscalizam os processos de implantação das obras desse porte.
Por isso parente não nos deixem iludir pois essa obra não vai parar. Agora uma coisa penso que é a vitória que aqueles que lutam contra Belo Monte tiveram pois é lutando la na área que para uma obra. Por exemplo a incansavel luta de verdadeiros guerreiros resultou em governo procurar meios para fazer suas obras, esses meios sao demarcações das terras, que é a principal.
Neste pais a mídia precisa ser atraída, é preciso fugir da audiencia de ilusões e solidões como novelas e demais programas de autopromoção dos profissionais da mídia para focar as câmeras para uma realidade que esta acontecendo no nosso pais BRASIL. Tal realidade como o desrespeito para com povos indigenas e demais segmentos sociais.
Nos kaiapó do MT não temos rabo preso com ELETRONORTE, ELETROBRÁS e nem o GOVERNO FEDERAL e NEM A FUNAI. Por isso Por aqui seguimos contra qualquer obra que prejudica o bem estar dos povos indígenas, seguimos lutando contra impactos ambientais e sócio culturais que qualquer povo indigena venha sofrer por chegada de pecuaristas, agropecuaristas, monoculturas,fazendeiros, garimpeiros e obras hidreletricas como BELO MONTE.

Sinto vergonha por saber que povos indígenas em especial KAIAPÓ, estão com opiniões dividas sobre BELO MONTE e suas COMPENSAÇÕES. Por isso alguns aceitam ofertas de dinheiro e demais bens. Param obras em andamentos, fecham BRs e tal. Pra que ? Para negociação. Recomendo a estes que aceitaram para ficarem muito atentos com oque estão fazendo e cobrar armados as compensações que lhe sao garantidos no papel.Vejam pelo menos exemplos de outros empreendimentos e suas compensações como TUCURUI e ITAIPÚ.
Penso que precisamos parar obras e fechar BRs sim mas para exigir demarcação, lutar contra o PEC 215, exclusão de algumas competências da FUNAI como CGE e demais setores de demarcação das terras, portaria da AGU 303. e o mais importante que sao os nossos direitos.

O motor precisa de manutenção, o motor estraga, a gasolina acaba. E posso dizer com toda consciência que o índio precisa mais de terra e do rio e sua cultura para sobreviver do que esses bens materias poluentes.

Qualquer opinião, sugestão, criticas e ideias estou a disposição para dialogo.

Não paro de chamar os povos indígenas para união. Eu preciso de vocês

PATXON METUKTIRE
Email: pmetuktire@gmail.com
Skype: patxon_001


Nenhum comentário:

Postar um comentário