sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O coração verde de Londres

Londres não tem um só coração. Tem oito. Todos verdes. São os oito Royal Parks da cidade. Todos os anos, cerca de 37 milhões de pessoas, turistas e londrinos, passeiam por esses parques. Mais do que visitar, eles aproveitam ao máximo o que esses imensos espaços verdes oferecem. Seja para um piquenique, um passeio de bicicleta, assistir a um show ou acompanhar uma aula de artes. Dentro dos parques há,também, monumentos e prédios históricos. Ou seja, as possibilidades são ilimitadas.

Além de entreter, essas enormes áreas verdes diminuem a temperatura da cidade, reduzem a velocidade do vento, absorvem a poluição e ajudam a evitar inundações. Alguns dos parques se tornaram também, nos últimos anos, importantes criadouros de espécies da fauna e da flora.

A história dos parques de Londres está intimamente ligada à monarquia. Os parques dos cervos eram, originalmente, áreas de caça dos reis, como o Greenwich Park, em 1433. Outros foram os jardins de palácios, começando com Charles II e o St. James’s Park, ainda em 1660. Gradualmente, a partir de 1845, os parques foram sendo abertos ao público, tornando-se espaços populares.

Atualmente, todo tipo de atividades é realizado por lá. Escolas públicas os utilizam como espaço para aulas práticas; sejam elas de educação física ou de algum tema discutido em classe. Em alguns dos parques há centros esportivos, como o Hub, no Regent’s Park, maior área de esportes ao ar livre no centro de Londres. Só em 2009, 130 mil pessoas participaram de atividades no Hub. Lá, qualquer pessoa pode praticar ginástica, yoga, pilates, futebol ou então esportes tipicamente ingleses como rugby, cricket ou softball. O Hub, especificamente, é administrado pela própria agência dos Royal Parks, mas existem outros centros particulares, como o Clube de Natação Lido, no Hyde Park. Nesse mesmo parque, há uma área de exercícios para a terceira idade, com equipamentos feitos para melhorar força muscular, equilíbrio e flexibilidade.

Em todos os Royal Parks existem playgrounds infantis, um sucesso entre crianças e pais. O mais famoso deles é o Diana Princess of Wales Memorial, em Kensigton Gardens. O parquinho tem, como tema, a história de Peter Pan, com um grande navio pirata e uma praia cheia de areia para os pequenos brincarem.

Além de esportes e recreação, os oito parques também são utilizados como centros educacionais e culturais. Durante o verão, há uma intensa programação. Agora em 2010, há apresentação de peças de teatro para crianças e adultos, concertos de música clássica, performances, workshops, festival gastronômico e muito mais – veja a programação. Os shows no Hyde Park já se tornaram famosos. Este ano, grandes atrações como Stevie Wonder, Paul McCartney, Pearl Jam e Jay-Z vão tocar nos gramados do parque.

CONVIVÊNCIA HARMONIOSA E BIODIVERSIDADE
Londres é considerada uma das cidades mais verdes do mundo. Entretanto, manter especificamente esses oito parques, mais de dois mil hectares de terra, plenamente arborizados, cuidados e limpos durante todo o ano, não é tarefa fácil. Ainda mais quando se oferece uma programação tão intensa. Existe uma equipe especializada, de agrônomos e paisagistas, que trabalham exclusivamente para os parques, além de um berçário de plantas somente para atender a demanda de novas mudas para eles.

Fonte: Planeta Sustentavel
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/coracao-verde-londres-parques-585632.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário