sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Enquanto o Congresso Nacional discutia o projeto do novo Código Florestal brasileiro, o desmatamento avançou na Amazônia Legal.

MT registra aumento de 70% de desmatamento em relação a 2010.




Enquanto o Congresso Nacional discutia o projeto do novo Código Florestal brasileiro, o desmatamento avançou na Amazônia Legal. Mato Grosso registrou um aumento de 70% em relação a 2010, segundo dados do Sistema de Alerta do Inpe. A situação preocupa autoridades e ambientalistas.
Em uma propriedade na região de Nova Ubiratã, norte de Mato Grosso, milhares de árvores foram derrubadas. A terra pertence a um fazendeiro acusado de desmatar ilegalmente mais cinco áreas, que somam seis mil hectares. Ele já foi multado pelo Ibama em R$ 20 milhões.

Durante um sobrevoo, integrantes do Greenpeace constataram que a devastação se repete em outras regiões do estado. Segundo os ativistas, os infratores não pouparam nem as nascentes e margens dos rios, áreas de preservação permanente.

Em algumas propriedades, a faixa de floresta que deveria ser mantida como reserva legal desapareceu. Os ambientalistas dizem que o desmatamento acelerou nos últimos meses, durante as discussões do novo Código Florestal.

"Desmatamentos desse tamanho a gente já não via há muito tempo na Amazônia. Eles voltam a acontecer provavelmente por causa a produção agrícola", diz Tatiane Carvalho, do Greenpeace Brasil.

Nos enormes desmatamentos em Mato Grosso, os infratores passaram a usar uma técnica que já estava abandonada: o correntão, uma corrente muito pesada que é amarrada entre dois tratores que entram na floresta e derrubam tudo que tem pela frente.

Segundo o Inpe, Mato Grosso lidera a lista dos estados que mais desmataram de janeiro a setembro deste ano.

"Hoje, é praticamente impossível fazer uma derrubada sem que isso seja descoberto pelos satélites. O Inpe está trabalhando nisso e repassando para o Ibama", diz Evandro Carlos Selva, gerente-executivo do Ibama.

O Ibama passou a recolher tratores e caminhões encontrados nas propriedades para evitar que a ação ilegal seja retomada longe dos olhos da fiscalização.
Crédito: G1 com Jornal Nacional

fonte: W1TV 10 MINUTES
http://www.w1tv.com.br


Quando defendemos a aplicação da lei e não as alterações no Código Florestal, vem os defensores dos  desmatadores, nos agredir e pedir para comer florestas, e, ser culpados pela fome no mundo.
Fome infelizmente sempre teve na história da humanidade. O problema não é o Código Florestal e sim a falta de fiscalização, conluio de juízes, fiscais, traficantes de biomas,animais, resumindo o problema é a IMPUNIDADE e falta de aplicabilidade das leis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário